dia_nacional_de_prevencao_e_seguranca_no_trabalho_medium

Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

Investir numa cultura de segurança e saúde no trabalho é prevenir e construir o futuro.
É essencial continuar a investir na permanente melhoria das condições de segurança e saúde no trabalho.
Esta convicção é a mensagem central das comemorações do DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO (DNPST) no dia 28 de Abril que, em 2012, alerta para a importância da promoção da segurança e saúde no trabalho num contexto de crise económica.
A diminuição dos investimentos em matéria de segurança e saúde tem como consequências a degradação das condições de trabalho, a que se associa uma maior probabilidade de ocorrência de acidentes em geral e, em particular, acidentes de trabalho, doenças profissionais e desmotivação dos trabalhadores, que constitui uma das principais causas de absentismo.
O Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho tem como objetivo informar e sensibilizar todos os atores do mundo do trabalho e os cidadãos em geral para a importância da promoção da segurança e da saúde no trabalho.
Neste sentido, é importante divulgar um conjunto de instrumentos de informação e sensibilização através do microsite www.dnpst.eu, que poderão ser úteis para promover em cada local de trabalho esta cultura de segurança e saúde.